Winston Smith, número 6079, ocupa uma função comum no Departamento de Documentação: “retificar” fatos de acordo com as orientações do Ministério da Verdade. E ele não mede esforços em seu objetivo de erradicar, em todos os níveis, quaisquer elementos que ameacem sua existência. A individualidade, o livre-arbítrio, o pensamento crítico, o amor – todos considerados transgressões inadmissíveis – são punidos com o máximo de rigor e severidade.
Nada escapa aos olhos do Grande Irmão, o grande líder do regime, e é por meio de sua vigilância intensiva, cujos “olhos eram capazes de o seguir (…) em moedas, estampas, capas de livros, bandeiras, pôsteres e invólucros de pacotes de cigarro”, que o regime se certifica milimetricamente da soberania de seu poder.
Por outro lado, Winston se sente ávido por conhecer algum tipo de liberdade. Assim, pouco a pouco avança em seus atos de resistência em busca de reavivar sua humanidade, obliterada por décadas da repressão política incidente no mais profundo nível de seus pensamentos e lembranças. Entretanto, para realizar seu desejo ele precisará desviar cuidadosamente de um perigoso campo minado sob o escrutínio do Partido e do Grande Irmão.
Curiosidades sobre 1984:
Publicada em 1949, a obra rendeu grande sucesso de público e crítica a Orwell, tornando-se um dos maiores best-sellers das últimas sete décadas. Ao longo desse período, 1984 influenciou a produção de filmes, obras literárias e até a criação da franquia internacional de reality shows conhecida como Big Brother – ou “Grande Irmão”, em português. Além disso, a fortuna literária do autor inspirou outros grandes artistas, como Pink Floyd, na composição do álbum Animals (1977), e David Bowie, em Diamond Dogs (1974).
Curiosidades sobre o autor:
· O nome de batismo de George Orwell é, na verdade, Eric Arthur Blair. “George Orwell” foi um pseudônimo usado para a publicação de livros, tendo sido inspirado no rio Orwell, situado no leste da Inglaterra.
· O autor escreveu 1984 em sua fazenda na ilha de Jura, na Escócia, a qual ele comprou com proventos dos direitos autorais de A revolução dos bichos.
· Aos 34 anos, Orwell sobreviveu a um tiro que lhe perfurou a garganta, ocorrido durante seu período como combatente da ditadura franquista, na Espanha.
· O período em que Orwell trabalhou como livreiro é contado na obra Memórias da livraria.
Sobre o autor:
George Orwell (1903–1950) foi um romancista, ensaísta e crítico literário inglês. Após concluir seus estudos no tradicional colégio Eton, ingressou na Polícia Imperial Britânica da Índia, com a qual acabou se desiludindo e abandonando o ofício. Morou em Paris e em Londres, cidades em que foi lavador de pratos, tutor e livreiro. No entanto, tornou-se mais conhecido por sua carreira como jornalista e escritor, tendo trabalhado na BBC e na revista Tribune. Durante todo o seu período de atividade em tais ofícios engajou-se na resistência contra governos autoritários, como o regime franquista na Espanha e o stalinismo na Rússia. Orwell faleceu em Londres, aos 47 anos, em decorrência de uma tuberculose.
Loja virtual da Editora Excelsior, um selo da Book One Editora feito de nerd para nerd. Encontre aqui tudo sobre o universo geek e livros colecionáveis de todos os assuntos que fazem a sua cabeça como heróis da Marvel, as mais sensacionais HQ, guias de RPG do Dungeons & Dragons, clássicos do Terror como Lovecraft e Frankenstein, entre outros.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade