Winston Smith, número 6079, ocupa uma função comum no Departamento de Documentação: “retificar” fatos de acordo com as orientações do Ministério da Verdade. E ele não mede esforços em seu objetivo de erradicar, em todos os níveis, quaisquer elementos que ameacem sua existência. A individualidade, o livre-arbítrio, o pensamento crítico, o amor – todos considerados transgressões inadmissíveis – são punidos com o máximo de rigor e severidade.
Nada escapa aos olhos do Grande Irmão, o grande líder do regime, e é por meio de sua vigilância intensiva, cujos “olhos eram capazes de o seguir (…) em moedas, estampas, capas de livros, bandeiras, pôsteres e invólucros de pacotes de cigarro”, que o regime se certifica milimetricamente da soberania de seu poder.
Por outro lado, Winston se sente ávido por conhecer algum tipo de liberdade. Assim, pouco a pouco avança em seus atos de resistência em busca de reavivar sua humanidade, obliterada por décadas da repressão política incidente no mais profundo nível de seus pensamentos e lembranças. Entretanto, para realizar seu desejo ele precisará desviar cuidadosamente de um perigoso campo minado sob o escrutínio do Partido e do Grande Irmão.
Curiosidades sobre 1984:
Publicada em 1949, a obra rendeu grande sucesso de público e crítica a Orwell, tornando-se um dos maiores best-sellers das últimas sete décadas. Ao longo desse período, 1984 influenciou a produção de filmes, obras literárias e até a criação da franquia internacional de reality shows conhecida como Big Brother – ou “Grande Irmão”, em português. Além disso, a fortuna literária do autor inspirou outros grandes artistas, como Pink Floyd, na composição do álbum Animals (1977), e David Bowie, em Diamond Dogs (1974).
Curiosidades sobre o autor:
· O nome de batismo de George Orwell é, na verdade, Eric Arthur Blair. “George Orwell” foi um pseudônimo usado para a publicação de livros, tendo sido inspirado no rio Orwell, situado no leste da Inglaterra.
· O autor escreveu 1984 em sua fazenda na ilha de Jura, na Escócia, a qual ele comprou com proventos dos direitos autorais de A revolução dos bichos.
· Aos 34 anos, Orwell sobreviveu a um tiro que lhe perfurou a garganta, ocorrido durante seu período como combatente da ditadura franquista, na Espanha.
· O período em que Orwell trabalhou como livreiro é contado na obra Memórias da livraria.
Sobre o autor:
George Orwell (1903–1950) foi um romancista, ensaísta e crítico literário inglês. Após concluir seus estudos no tradicional colégio Eton, ingressou na Polícia Imperial Britânica da Índia, com a qual acabou se desiludindo e abandonando o ofício. Morou em Paris e em Londres, cidades em que foi lavador de pratos, tutor e livreiro. No entanto, tornou-se mais conhecido por sua carreira como jornalista e escritor, tendo trabalhado na BBC e na revista Tribune. Durante todo o seu período de atividade em tais ofícios engajou-se na resistência contra governos autoritários, como o regime franquista na Espanha e o stalinismo na Rússia. Orwell faleceu em Londres, aos 47 anos, em decorrência de uma tuberculose.
O Grupo Book One possui quase 300 livros publicados em diversas áreas. Com quatro selos — Excelsior, Inside Books, Book One e Casa dos Espíritos —, a editora oferece histórias e conteúdos para todos os gostos. Como licenciada oficial da Marvel no Brasil, já lançou mais de 30 títulos desse universo icônico. Também publica obras de marcas renomadas como Dungeons & Dragons, Alien, Cobra Kai e Blade Runner, e autores de destaque no cenário internacional.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade